terça-feira, 18 de outubro de 2011

Muito além do laboratório



"Diretas Já, Diretas Já, Diretas Já! Se você, caro leitor, nunca teve a oportunidade de participar de um coral formado por 1 milhãos de vozes, eu certamente recomendo a experiência. Nada pode nos preparar para o som penetrante que nasce dessa sinfonia de anseios e desejos e nada desse lado da Via Láctea fará você esquecer essa música, esse quase pranto, pois ela, com ele, carrega o tipo de som que entalha memórias para toda uma vida. Para enquanto durar o sempre de uma vida mortal."

"Neste livro, eu proponho que, assim como o universo que tanto nos fascina, o cérebro humano também é um escultor relativístico; um habilidoso artesão que delicadamente funde espaço e tempo num continuum orgânico capaz de criar tudo que somos capazes de ver e sentir, como realidade, incluindo noso próprio senso de ser e existir."

Os trechos acima são da lavra do cientista Miguel Nicolelis, no seu "Muito além do nosso eu", um livro que de tratato científico hermético não tem nada. Nicolelis vai de um comício das Diretas, o movimento popular que marcou o ano de 1984, às intricandas conexões do cérebro humano como quem dá um passeio na praia - a praia da curiosidade científica, da especulação em busca do  conhecimento. Como já dava para desconfiar, o Nicolelis escritor que surge no livro é assim como um Steve Jobs: um cara que, tanto quanto se decida à pesquisa e à interrogação científica pura e ao mesmo tempo aplicada, também se faz um comunicador de primeira das descobertas que consegue. 


A narrativa ensaística que ele faz neste livro é de uma leitura não menos do que saborosa, ainda que o tema seja mais propício à dificuldade do que à fruição: mas justamente isso é que multiplica ainda mais o valor da aventura escrita para quem, do lado de cá, submerge nas páginas do lançamento da Companhia das Letras.

Mas é cedo para deixar aqui no Sopão uma impressão geral, embora a inicial seja a melhor possível. Enquanto a leitura não finda - oba! - vamos com aquele trecho acima e com a transcrição, em video, da não menos instigante entrevista que Miguel Nicolelis deu ao programa Canal Livre, da rede Bandeirantes. Vale cada minuto que você passar diante desta tela aqui assistindo a esta conversa.


Nenhum comentário: