terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vivenciando o processo


Dois dias depois da eleição, ainda estamos todos, assim como Marina, “vivenciando o processo”. Nisso, eu fico sabendo, qual um marido traído, que estou cercado de “marinistas” por todos os lados. É isso mesmo, pode rir. Descobri que sou uma ilha governista perdida num oceano de críticos insatisfeitos e afiados. Primeiro foram os protestos de Valéria Oliveira, depois levei aquele esporro de Marcya Reis. Tudo bem, na boa. Respeito o lado delas mas mantenho minhas posições.

Mas, qual o quê? O pior ainda estava por vir – ou o melhor, dependendo da perspectiva de quem me lê agora (e se minha desconfiança estiver certa, ai de mim, 90% dos leitores do Sopão também votaram em Marina). Enfim, pra encerrar o assunto: minha sogra, dona Isabel, aquela doce figura (é sério: se tem uma sofra que destoa do estereótipo da velha chata e importuna é a minha), também votou em... Marina! Por que, perguntei boquiaberto a Rejane quanto ela me deu a notícia. “Por protesto!”, me respondeu Rejane, trinta vezes mais governista do que eu, com um ar de riso na boca. “Protesto contra o quê...?”, insisti, completamente surpreso pela resposta.

Ora, dona Isabel é dona de uma próspera lavanderia de bairro de periferia, naquela abençoada rua onde mora, sob o luar do Pitimbu. Quando mais a tal nova classe C prospera, melhor pra ela que arregimenta mais cliente – obviamente contra a vontade da família toda, que preferia vê-la aproveitando mais a vida e trabalhando menos. Mas vocês que lêem agora, com exceção de algumas pessoas que já-já será citadas aqui, não conhecem dona Isabel. Vocês já ouviram falar em teimosia? Pois a teimosia tem outro nome para quem a conhece bem – chama-se Maria Isabel, minha doce sogrinha.

E minha sogra foi com a cara de Marina, deve ter se identificado num processo semelhante ao que faz o grosso do brasileiro se ver espelhado em Lula – e, diante da urna, tcham: Marina nele, quer dizer, Marina em mim. O tal “protesto” alegado é uma entidade assim meio vaga, que certamente evoca o noticiário do JN, com o caso Erenice e a fama de ladrão que a mídia inteira vem tentando jogar nos ombros do PT. Claro que dona Isabel não lê a Folha de S. Paulo, mas essas coisas funcionam em cadeia, vão-se espalhando, de maneira que até um boato típico de internet pode ter chegado a ela – e não será surpresa se chegou mesmo a “onda do aborto” já que, de uns tempos pra cá, a religiosidade da minha sogrinha aflorou mais sensivelmente. Mas dona Isabel, criatura, pensasse um pouco no que mudou na economia...

A postagem está fugindo ao controle e ficando grande demais, de maneira que tenho que resumir o resto da ópera familiar. Pois bem: descubro que Sandra, minha cunhada, Novo, meu concunhado, e Raísa e Rafael, meus sobrinhos, votaram todos, a família todinha, em Marina. Novo não foi surpresa – e é um caso à parte, não dá pra esgotar num resto de postagem como esse aqui. Agora os outros, sobretudo Sandra... “Só aqui foram quatro votos”, contou minha cunhada a Rejane, depois de ler – talvez boquiaberta e revoltada também – o post mais maldito que o Sopão já publicou, aquele do “Voto em Marina”. Eu fiquei assim: mas se Raísa fez uns trinta vestibulares para entrar na universidade, conseguiu, o que é sempre louvável, e já até concluiu um dos cursos, um desses novos cursos meio superiores meio técnicos, e já está iniciando outro, todos criados durante o governo Lula, contra o quê mesmo ela e Sandra estão protestando ao votar em Marina? Deixa pra lá, se não vira briga de família e aí a coisa é mais séria.

O que me conforta um pouco é saber que, já na noite da apuração, essas e outras pessoas ligaram preocupadas pra Rejane, pra saber se, com a votação expressiva de Marina e a ocorrência do segundo turno, haveria o “risco”, palavras delas, de Dilma não se eleger - ou, concluído de outra maneira, de Serra se tornar o novo presidente do Brasil, o que sempre traz a possibilidade de descontinuidade das ações e das políticas do governo Lula. Pois é, votaram, expressaram seu “protesto”, brincaram de eleição no primeiro turno somente para, poucas horas depois, se dar conta da extensão das conseqüências do voto que deram.

2 comentários:

Marcya disse...

Vamos lá ao maldito assunto:
Eu não sei porque cargas d'água a horda de petistas enfurecidos concluiu que os eleitores todos da Marina vão migrar diretamente para o Serra! A morena tem uma história fortíssima de militância no PT e só saiu dele por uma questão de corerência, porque defende com unhas e dentes o meio ambiente - coisa que o governo às vezes faz... às vezes não, dependendo da bola da vez. O mal de Marina foi ter entrado naquele partideco de quinta, um verdadeiro saco de gatos, de onde defendo que ela saia na primeira oportunidade. Mas mesmo assim, sinceramente, todos os eleitores que eu conheço, todos mesmo, sem exceção até agora, vão com a Dilma para as urnas no dia 31 de outubro. Não tenho dúvida de que o Serra vai angariar muitos votos que eram de Marina, mas não vai chegar nem à metade! No cômputo geral do resultado, Dilma ganhou em quatro regiões! Estatisticamente falando, não vejo erro. Como eu já disse antes, nem o Lula, com toda aquela simpatia autêntica que ele tem, escapou do segundo turno. E o processo democrático é assim, Tião, há de se aceitar isso. Pra mim, tá encerrado.
PS: Desculpa, eu sei que o assunto é de total seriedade, mas preciso rir do "esporro de Marcya Reis"" Huahuhauhauhauhauhauhaua!

Titina disse...

Márcia nem te conheço mas vou te falar uma coisa sobre esse PV. Nós natalenses e potiguares temos a pior impressão que alguém pode ter sobre um partido pois aqui ele é constituido de políticos da qualidade de Celso Rusomano e Netinho, aqui os apresentadores do patrulha policial são políticos e integrantes do pv, nossa prefeita que é uma apresentadora de televisão fútil tb é do PV e até agora o que nos fez para o ambiente foi fechar um parque da cidade que tinhamos. Outra coisa, estão todos envolvidos num escândalo de venda das áreas verdes da cidade. Enfim, tenho o maior pé atrás com esse partido que aqui é representado da pior forma que vc possa imaginar. Como botar fé um partido desses? Acho que se Marina saiu de um partido ruim como o PT foi pra outro muito pior, que não é nem direita, é direitíssima. Acho tudo isso uma pena mas é assim que é.