domingo, 3 de outubro de 2010

Neymar e o futebol, por Frei Betto


Frei Betto, no Correio Braziliense desse sábado, aproveita o caso Neymar e traça umas e outras sobre o fenômeno futebol no mundo atual. O Sopão selecionou alguns trechos que valem todo destaque:

"O futebol já foi esporte. Hoje, é competição. Já foi arte. Hoje, é violência. Já foi fator de integração social. Hoje, acirra disputas entre torcidas enfurecidas. Os estádios, em dia de jogo, parecem penitenciárias em dia de visita. Políciais por todos os lados, torcedores revistados, armas apreendidas."

"Os valores democráticos são negados pelo ethos guerreiro do futebol que se pratica hoje. Os times entram em campo imbuídos de espírito revanchista. Por trás de cada jogador há o jogo de poder dos cartolas. Os atletas valem pelo que representam monetariamente. São tratados como produtos de exportação. E, num mundo carente de heróis altruístas, eles ocupam o vácuo. São idolatrados, invejados, imitados."

"(A Seleção Brasileira) acorda para a Copa de 2014, que terá o Brasil como palco. Alguns bilhões de dólares estão em jogo. Por isso, o que parece uma simples partida entre dois times é, para cartolas e investidores, laboratório destinado a transformar gatos em leões".

Nenhum comentário: