quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chuva de links no país do Sopão


Quem olhar com atenção para a lista de links ali ao lado vai notar um punhado de novidades. Descarreguei no cardápio dos "outros pratos" umas boas iguais virtuais para alimentar a fome de quem ainda frequenta este boteco. Nos entrechoques inevitáveis e necessários desta campanha eleitoral, não será pouca coisa, para que o ativista do lado daqui - eu mesmo - e do lado de lá - quem segue lendo o Sopão - possa fazer umas pausas antes das refregas.

Tem a gravadora Trama, com um site fermentando de novidades para quem aprecia as mais ouriçadas aventuras musicais - e a gente, de pronto, já vai recomendando a audição do cd do Maquinado / Homem Binário, projeto paralelo do pernambucano irrequieto Lúcio Maia, guitarrista da Nação Zumbi. Pode parecer, à primeira vista, um tipo de masturbação sonora de quem quer se diferenciar do grupo consagrado de que faz parte, mas não é não. É ouvível e instigante como uma lorota de nordestino gaiato. Com dizia aquele velho sucesso da Blitz carioca, "recomendo". Especialmente uma faixa que, não tem jeito, a gente ouvindo é levado de novo para o cenário da disputa presidencial em curso: "Não queira se aproximar", com um refrão danadinho de bom, na voz sampleada de Gonzagão: "Sai pra lá, peste!"

Mas os novos links não ficam no nível do popular envernizado pela garotada pop, não. Tem coisa muito séria nas novas sugestões. Uma delas é o Instituto Moreira Salles, recomendado por quem entende do riscado como um bom sítio de fotografias, graças a um acervo de 5 mil imagens digitalizadas. Tem ainda o Porta Curtas, aquela central de curta metragens que o Uol mantém há tempos e onde você pode assistir a clássicos como "Ilha das Flores", aquela parábola quase bíblica e tão mundana realizada pelo padroeiro Jorte Furtado. E quer mais? Incluí também o Domínio Público, cujo nome já diz tudo: 130 mil obras livres de direitos autorais. É linkar e fazer a farra, enquanto lá fora estão colando cartazes nas ruas da Ceilândia chamando dona Dilma de sapatão. Tá bom pra vocês?

Nenhum comentário: