sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Que mistério tem Micarla?


Será a busca por mais verbas que salvem a gestão no tempo que lhe resta? Serão ressentimentos resultante de algum fogo amigo? Será um recado cifrado para alguém, um interesse impublicável contrariado? A pergunta do momento em Natal é: que mistério tem a prefeita Micarla de Souza que explique seu apoio a Dilma - e não a Serra, como seria natural - na campanha para presidente? Como é que alguém apoia, defende, se engaja e bate nos peitos em favor de Rosalba, um dos dois raros casos de governador eleito pelo DEM que tanto se opõe a Lula, e agora, naturalmente depois de alguns dias de "dilema", desembarca na campanha de Dilma, aquela da corja petista?

Sim, porque pelo que está nas agências agora à noite, a prefeita de Natal não só declarou apoio a Dilma como foi além e fez um discurso "inflamado", é o adjetivo que os repórteres usam, em defesa da petista. Como dizia o preconceituoso do Paulo Francis, uau...! Micarla, leio aqui e ali, diz que Dilma está sendo "injustiçada" e que o povo vai lhe fazer justiça. Eu lendo isso me lembro do tipo de campanha que tomou certos setores do eleitorado natalense quando Micarla estava nas ruas contra o que dizia representar Fátima Bezerra, na disputa pela prefeitura. E todo mundo ainda está lembrado de que o que se propagava na surdina sobre a adversária petista era alguma coisa bem próxima desse "debate" sobre o aborto que tivemos recentemente.

O certo é que Micarla pode berrar seu apoio a Dilma de Natal a Parelhas, das Quintas a Nova Parnamirim, que não tem jeito. Nada mais desemelhante do projeto de Lula e Dilma - em uma palavra, do projeto "petista", para usar aquele que pra muitos virou o mais nefasto adjetivo da vida brasileira - do que jeitinho mimado de Micarla exercer a política. Micarla é deslumbramento, competição, negligência com os movimentos sociais organizados ou não, maquiagem do que vem a ser a representatividade política, populismo no sentido mais clássico, sem falar no poder mais arbitrário de quem detém um canal de televisão para usar como bem entender - quer dizer, em benefício próprio embora, claro, com um falso discurso que tenta dizer justamente o contrário. Em resumo, à sombra da figura política de Micarla rasteja um cordão de posturas contrárias a tudo o que Dilma/Lula buscam representar, ainda que nem sempre com sucesso, o amigo pode dizer. Mas buscam - e isso não é pouco.

Enquanto os blogueiros, cronistas e notistas políticos não nos dão a explicação devida, a gente tem de se contentar com algo ainda mais inesperado do que o apoio de Micarla a Dilma. Que é o fato, incrível, de estarem cobrando de Fátima Bezerra a explicação para esse apoio. Cobrando só, não. Estão praticamente responsabilizando Fátima por isso, como se a deputada é que estivesse rasgando sua biografia e se expondo ao ridículo em praça pública devido ao apoio de Micarla a Dilma. Assim: Micarla apoiando Dilma? Então é Fátima - e não Micarla - quem tem de se explicar!

É realmente uma distração enquanto a questão principal não vem. Mas o que ninguém respondeu ainda - e, a depender da coragem e das conveniências da crônica política potiguar, suponho que não terá resposta - é: que mistério tem Micarla para tomar tal decisão, contrariando inclusive aquele que, independente de sua "nova" postura, o senador José Agripino, permanecerá sempre como seu padrinho eleitoral? Tantos blogues de política, tanto colunista de jornal, quem terá o senso de responsabilidade de analisar a origem deste posicionamento. Quem analisa isso? Á guisa de análise, aqui no meu canto me contento com a informação, colhida em tais blogues, de que a Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo naquele feriado que coincide com o segundo turno de votação. Ah, bom.

4 comentários:

Titina disse...

Essa mulher é um engodo.

Edineuza disse...

Eu tenho certeza que se trata de mais uma tentativa de golpe contra o povo de Natal. Ora se eu tenho baixa aceitação, declaro apoio a DILMA e aí o menos informados pensam que DILMA está do meu lado e aí deixam de votar em DILMA, assim eu ajudo o meu candidato, sem pedir voto para ele, pois aparentemente estou contra ele.

Roberto Ferreira disse...

Menos, Edineuza, menos...

Edineuza disse...

Meu caro Roberto, quando vi o seu comentário fiquei a pensar: será? estarei eu vendo cabelo em ovo? Com o resultado das urnas em Natal volto aqui para refletir com você. O que levou o povo de Natal a dar uma maioria de quase 27 mil votos a José Serra?