domingo, 17 de outubro de 2010

Os Clowns, Acari e Ricardo III no Estadão


Shakespeare chega ao Brasil profundo

Dib Carneiro Neto - O Estado de S. Paulo

Manhã de segunda-feira, temperatura já acima dos 30 graus em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Três carros saem lotados de atores, técnicos, garrafões de água mineral, pacotes de pão integral, colchões, embalagens com os adereços mais delicados do espetáculo, malas e sacolas, rumo ao sertão do Seridó, região do Estado que foi rota do cangaço e que, além de pedras e cactos, abarca pequenas cidades do nosso Brasil profundo, entre elas, o ponto final da viagem da trupe: o município de Acari, com seus 12 mil habitantes e a 260 km da capital. No dia anterior, um caminhão-baú foi na frente, completamente abarrotado com os instrumentos musicais, figurinos e cenários do que virá a ser, em breve, o espetáculo Sua Incelença, Ricardo III, com o grupo local Clowns de Shakespeare. A estreia está prevista para 18de novembro, em Natal.


Este é o parágrafo inicial da reportagem publicada na edição de hoje do jornal O Estado de São Paulo sobre a encenação, pelos Clowns de Shakepeare, de Ricardo III (reinventado como "Sua incelença Ricardo III") no sertão seridoense de Acari. Há um outro parágrafo tocante, quando o repórter do Estado narra a emoção de uma professora diante do espetáculo, comovendo a população local que assistiu à estréia nacional da montagem e também todo o grupo. E há, naturalmente, já que se trata de uma visão tipicamente paulistana (e por isso mesmo, às vezes bem provinciana), um esforço equivocado do jornalista em usar expressões regionais. Ele chega a dizer que na linguagem dos "nativos" (o termo empregado é este mesmo, como se os habitantes do sertão potiguar fossem aqueles índios polinésios das histórias do Pato Donald nos quadrinhos dos anos 70) usam o termo "vaza" quando o açude transborda. Pelo que eu, nativo até o pescoço, sei, a gente fala é "sagra".

Mas leia você mesmo, pegando o atalho aqui. Aproveite para, uma vez na página, pegar outro atalho e ver a galeria de fotos da montagem.

Um comentário:

César Ferrario disse...

Caro Tião, estamos em adiantadas negociações, e se tudo der certo, no final de agosto "Sua Incelença, Ricardo III" estará abrindo o Festival Internacional de Teatro de Brasília. Para nós será uma grande satisfação. Será também uma honra, se puder contar com você e toda a prole na platéia.