quinta-feira, 19 de maio de 2011

Xico Sá e a Mulher Revoltada


Mais uma entrevista transcrita do site do CCBB/Brasília sobre a peça "A Mulher Revoltada", em cartaz até este sábado na cidade, com nossa querida Titina Medeiros no elenco e direção do Clown de Shakespeare Fernando Yamamoto. Horários aqui. Agora quem falou ao site foi o autor, jornalista, blogueiro, escritor e muito mais Xico Sá. SOPÃO aproveita para link na lista dos Outros Cardápios o blogue do curioso cidadão. Segue a entrevista: O que mais te atraiu a participar do projeto?
Ah, o que me comoveu foi o destemor de quem convida um cabaço, um virgem em texto teatral, para uma empreitada do gênero. É muito risco. E é isso que me anima e me põe vivo.

O convite para escrever um texto para teatro, foi de alguma forma um desafio pra você?
Bota desafio nisso. Achei que nem iria sair, não iria entregar, mas gastei umas madrugadas e lá saiu essa coisa ai. Não tenho a menor ideia se presta ou não presta, sei que pode render uma boa fuzarca no palco. Nada como um bom diretor para salvar o amadorismo do autor.

Onde você foi buscar inspiração ou subsídios para a construção do texto para o espetáculo?
Comecei a fazer um texto sério, como se eu pudesse ser um Tennessee Williams do agreste, um Sam Sheppard do Crato... Não rolou. Ai disse pra mim mesmo: porra, escreva como você escreve suas crônicas e contos. Foi quando engatei na farsa bolerística, na tragicomédia das dores amorosas, tudo bem no universo dos meus últimos livros. Óbvio que a influência descarada, de quem roubo a obsessão dos personagens, é do tio Nelson, o gênio que já me guia na crônica esportiva e nos meus relacionamentos.

Você tem acompanhado a montagem do espetáculo? Como?
Não tive oportunidade, mas confio plenamente no meu diretor, que conheço de outras aprontações. Peço a ela que não tenha o menor respeito pelo texto, ajude a ampliar o grau de esculhambação e aumente o tom do bolero.

Nenhum comentário: