terça-feira, 10 de maio de 2011

Disparado na frente


Andei dando uma olhada rápida nas estatísticas do SOPÃO e constatei, incréu, que a postagem mais acessada desde hebdomadário virtual e pessoal foi uma de que eu nem mesmo lembrava mais. Mas vamos por partes: primeiro queria dizer que fui às estatísticas movido pela curiosidade de saber se a adesão ao twitter havia mudado alguma coisa por aqui, no SOPÃO. Mudou sim, o número de acessos deu aquele pulo - também com tanta chamada que eu boto lá, alguém há de cair no meu canto de sereio. Um negócio espetacular o avanço. Para os grandes blogues e as celebridades da internet, não signfica nada, mas 120 acessos oriundos do twitter pra mim é um caminhão de gente desembarcando na minha humilde festinha.

Foi então que passei a ver as estatísticas - sempre com uma certa desconfiança sertaneja, é verdade; será que aqueles números são reais mesmo, ainda me pergunto - das postagens isoladas. A que mais chama a atenção é aquela recente "O blazer de Manuela", que comenta o fato de a deputada do PCdoB do RS ter sido barrada no STF quando do julgamento da união civil dos homossexuais. É nesta postagem que se vê nitidamente o efeito do twitter no SOPÃO: virou o terceiro post mais acessado (192), com procedência praticamente toda do tuitim de todo dia. Aí você me pergunta: e a primeira?

Surpresa, meu caro, minha cara: a campeã, pelo menos segundo as estatísticas do blogger que até agora eu não sei se realmente são de confiança, é de um post muito anterior à entrada do SOPÃO no twitter. Um post de que, como disse, eu nem lembrava. Acabei de reler assim como quem lê um texto nunca visto de um blogue de um amigo, um conhecido. Eu falando comigo mesmo no túnel do tempo. Bom, o campeão de acessos (356)é o post "Um cinema, um filme", que trata da estréia do novo (?) Indiana Jones - quando foi isso, é até difícil se localizar nestes tempos de tantos e tamanhos acontecimentos. Bin Laden ainda era vivo, com toda certeza. E Ana de Holanda nem sonhava em ser ministra - muito menos em ser derrubada, o que tá pra acontecer. Deve ser o apelo do personagem, Indiana, que motivou esses acessos todos. Deve ser a força da marca Steven Spielberg sobre as cabeças de nosotros enfiados no cinema. Pode ser até mesmo o link acidental provocado pelo uso de um still do filme para ilustrar a postagem. Mistérios da internet.

Tire você mesmo suas conclusões, relendo a postagem. Basta clicar aqui.

Nenhum comentário: