segunda-feira, 22 de outubro de 2007

jornal velho (mas nem tanto)

Leio no jornal dos Marinho:

"A classe média tem uma visão parcial dos acontecimentos e é adepta do velho ditado que diz que bandido bom é bandido morto". (Wadih Damous, presidente da OAB-RJ)

"As estatísticas mostram que não há situação de confronto. O que há aqui é execução. A polícia deve investir em equipamento e inteligência. Deve proteger seus homens. São mais de mil autos de resistência por ano, índice sem igual no mundo. E o crime só se intensifica. A própria repercussão do filme Tropa de Elite prova isso. A sociedade criminaliza a pobreza." (Sandra Carvalho, coordenadora-executiva da ONG Justiça Global)

"Hoje, tanto a PM quanto a Polícia Civil atuam como polícias pró-ativas, visando o enfraquecimento do tráfico, o que aumenta as chances de confronto. Na história da humanidade, em qualquer guerra convencional ou mesmo na violenta guerra urbana do Rio, a população civil sempre sofrerá os seus efeitos. É inevitável." (Cel. Milton Corrêa da Costa, especialista em segurança)

"É uma política totalmente equivocada, que não funcionou nos EUA e não vai funcionar aqui. Foi uma tragédia a morte de inocentes. Mas é impossível analisar a proporcionalidade da reação dos policiais, porque não sabemos o tamanho do bando e quantas armas dispunham. A questão central é que a operação, como foi feita, não devia ter acontecido." (Walter Maierovicht, ex-secretário Nacional de Segurança Pública)

A edição é a do último sábado e o episódio que todos estão comentando é de conhecimento geral.

Nenhum comentário: