sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tudo sobre as UPPs



"Para Beltrame, o projeto UPP ainda está incompleto. Falta-lhe controle técnico de qualidade. Mas não há volta. Hoje, não há convidado estrangeiro célebre que não visite uma favela pacificada. Entre eles: o secretário-geral da onu, Ban Ki-moon, o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, o ministro de Segurança de Israel, Yitzhak Aharonovitz, a primeira-dama do Líbano, Wafaa Michel Sleiman e as pop stars Madonna e Alicia Keys. A UPP parece estar para o Rio como o Bolsa Família para o Brasil. “Os políticos não vão mexer porque perderiam votos”, concluiu o secretário."


Elas estão em alta, tanto quanto o cinema-verdade que a televisão exibe o dia inteiro. São as UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora que funcionam como uma espécie de Plano Real no histórico do combate (ou não) à criminalidade no Rio de Janeiro. Ou por outra, como um tipo de Bolsa Família colocado em outro contexto, como compara reportagem da revista Piauí em trecho reproduzido acima. Vale a pena ler o texto completo que explica, situa, define e problematiza as tais UPPs que podem, quem sabe, deixar na poeira siglas outras como CV, ADA & Cia.

Vai encarar? Então clique aqui. (a propósito: na lista de links ao lado, fica de vez o atalho para a Piauí)

Uma última dica: repare que a revista oferece a chance de você aumentar bastante o tamanho da letra, um instrumento vital para a comunidade de míopes ter condições de vencer as cinco etapas de leitura que vem pela frente. Se este for também o seu caso, use a lupa também.

Nenhum comentário: