terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os discos mais aguardados do verão pernambucano



A agência SOPÃO de notícias inteligentes, bem humoradas, instigantes, realistas e divertidas separou para os leitores deste blogue o petardo abaixo, direto do Diário de Pernambuco. Segue:

Os próximos meses, até o fim deste ano, vão ser intensos para a música pernambucana. Pelo menos três dezenas de álbuns devem chegar às lojas até lá. Entre os artistas que vão apresentar seus novos trabalhos estão Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Otto, Siba, Junio Barreto e Mombojó. A quantidade de discos só não é ainda maior por conta do atraso na divulgação do resultado do Funcultura, o principal edital de estímulo à produção artística pernambucana, que deve sair até outubro. A Orchestra Santa Massa, por exemplo, foi um dos grupos que adiou para 2012 a produção de seu novo disco. Confira a seguir alguns dos álbuns que prometem ser a trilha sonora do verão pernambucano:


Mundo Livre S/A

As lendas da tribo Toshi Babaa é o nome do novo trabalho da banda Mundo Livre S/A, que deve chegar às lojas até novembro. A produção é assinada por Dudu Marotti, Pupillo (baterista da Nação Zumbi) e Léo D (novo tecladista da banda).

Otto
Enquanto ainda divulgava Certa noite acordei de sonhos intranquilos, Otto já falava do seu projeto The Moon 1111. E, desde então, já tinha data de lançamento: 11 de novembro de 2011. Parte do álbum está sendo gravada no Nascedouro de Peixinhos. Dengue, Fernando Catatau e Toca Ogam participam do disco.

Vitor Araújo
Com o título de Angústia, o jovem pianista Vitor Araujo lança em novembro seu novo trabalho solo. O concerto para piano, escrito e composto pelo pernambucano, já está sendo apresentado em São Paulo, integrando música, poesia, cinema e teatro.


Johnny Hooker

O nome do disco que Johnny Hooker coloca nas lojas e na íntegra na internet no dia 5 de outubro é Roquestar.


Junio Barreto

O novo trabalho de Junio Barreto chega às lojas na primeira semana de outubro, mas já está disponível no site www.juniobarreto.com. O videoclipe do single Setembro - que também dá nome ao disco - foi dirigido por Pedro Severien e Rodrigo Campos e pose ser visto aqui.


Lula Queiroga

Ainda não tem data certa para Todo dia é o fim do mundo, novo trabalho de Lula Queiroga, chegar às lojas. Mas o trabalho já está em fase de masterização e o lançamento deve acontecer entre outubro e novembro. A capa do disco já foi divulgada.


Tibério Azul

Produzido pelo Sunga Trio (Chiquinho, da Mombojó, Homero Basílio e China), Bandarra é a estreia solo de Tibério Azul, vocalista da banda Seu Chico. O disco sai pela Joinha Records e a festa de lançamento será em 6 de outubro, no Espaço Muda. O primeiro clipe já está na internet, com direção de Gabriel Mascaro.


Nação Zumbi

O próximo lançamento da banda pernambucana é cercado de mistérios. As participações ainda não foram divulgadas, nem o nome do álbum. De certeza mesmo, é que ele deve chegar nas lojas até novembro.


Volver

Desde que a banda pernambucana Volver se mudou para São Paulo, seus fãs - muitos e bastante apaixonados - esperam pelo sucessor de Acima da chuva. A próxima estação chega até o fim do ano e já tem single (Mangue beatle) no site..


Mombojó

Está sendo gravado no estúdio da Trama - que transmite as sessões ao vivo, pelo site TramaVirtual.com (aqui)-, o primeiro álbum gravado todo ao vivo - sem ser instrumento por instrumento - pela banda Mombojó. O lançamento celebra os dez anos do grupo. Deve sair em dezembro.

China
Moto contínuo já está disponível para download desde o dia 31 de agosto, pelo site da TramaVirtual (aqui), mas o CD chega às lojas em meados de outubro, com lançamento no festival No ar: Coquetel Molotov. Produzido pelo próprio China, traz participações de Tiê, Pitty, Lenine. Também vai sair em vinil, em edição limitada.

Cassio Sette
O medo da dor, primeiro disco de Cassio Sette, tem produção de Areia, baixista da Mundo Livre S/A. Conta com dez faixas, sendo uma delas composta pelo próprio
Cassio (O destino). Chega às lojas nesta semana.

Eddie
Veraneio é o nome do novo álbum da banda Eddie, que deve ser lançado até o final de outubro. São nove faixas, e pelo menos duas já são tocadas nos shows da banda: Nossa cor, parceria com Lirinha, e Parque de diversões, com Fabio Trummer com Erasto Vasconcelos.

Karina Buhr
É no próximo mês que chega às lojas o novo trabalho da cantora Karina Buhr. Na semana passada, foi lançado o videoclipe do primeiro single, Cara palavra, dirigido por Jorge Bispo, e gravado em uma passagem da cantora pelo Marrocos.


Siba

O músico pernambucano Siba Veloso já está fazendo shows em São Paulo do seu novo projeto, batizado de Avante!, mas o disco só sai no próximo mês. O álbum traz uma sonoridade mais elétrica e urbana, em formato de quarteto, com a colaboração de Fernando Catatau, do Cidadão Instigado.

Por Carolina Santos, do Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário: