segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um grande filme menor


Para quem tem saudades das comédias ligeiras do cinema dos anos 80, vai um trecho da análise do crítico Roger Ebert sobre "Antes só que mal acompanhado", filme de John Hughes com Steve Martin e o saudoso John Candy.

"John Hughes, diretor e produtor do filme, é um dos mais prolíficos cineastas das últimas décadas. Não é citado muitas vezes pela excelência de seus filmes, embora alguns títulos, como Clube dos 5, Mulher nota mil e Curtindo a vida adoidado, tenha admiradores fervorosos. O que se pode dizer a respeito de Hughes é que em geral ele produz histórias reais sobre pessoas que conhece bem; por exemplo, muitas de suas comédias de adolescentes são bem mais criativas do que as recentes sagas de sexo e bailes de formatura. O tema oculto da história de Antes só que mal acompanhado não é a amizade que cresce devagar, nem a hostilidade entre a estranha dupla (recursos que um filme inferior talvez empregasse) mas a empatia. É a compreensão dos sentimentos alheios."

Vale a pena ler a análise completa, no livro "Grandes Filmes", que reúne críticas e estudos de Roger Ebert, edição da Ediouro. Ebert é um crítico que se ajoelha aos pés dos cânones do cinema mundial, mas não se furta e erigir belas e inesperadas análises de produções consideradas menores, vulgares ou, como é mais comum no dialeto dos supostos iniciados, comerciais. O filme citado é um deles - e mostra a difícil convivência de Martin e Candy numa longa e ansiosa viagem. Se você não assistiu nem que seja numa reprise distante da Sessão da Tarde é sinal de que nunca teve 40 anos.

Para relembrar o filme e se divertir com ele, clique aqui e assista à sequencia final.

Nenhum comentário: