quinta-feira, 9 de julho de 2009

Princesa bailarina borboleta


Ela fez quatro anos ontem, gosta de emílias e barbies, é fissurada em festas, prefere sempre rosa - especialmente o "rosa claro" -, treina a competitividade em brigas caseiras com o irmão, está na fase mais egoísta do apego às coisas que são dela - e não dele, o irmão -, e no meio da noite acorda, levanta da cama calmamente, agarra o lençol e se muda para a cama da avó onde volta a dormir num ninho de pano, calor e afeto.

É fissurada em festas, adora as datas especiais onde há festejos na escola, chora quando tem que voltar para casa depois das festas, tem uma certa dificuldade de se aproximar dos colegas mas é fiel às amizades conquistadas à custa de alguma timidez. Desenha caras de pessoas feitas de bolas e riscos que fazem todo mundo parecer fantasmas expressionistas. Diz que são seu pai, sua mãe, seu irmão, sua avó. De vez em quando, acorda de pá virada, anjo de asa quebrada por motivo incerto - e tome manha, choro por nada, ferida exposta no rosto tristinho. No dia seguinte, passa.

Não há jeito de fazer com que ela durma coberta - e nesses dias frios é preciso sempre dar uma passada no quarto pra ver se está aquecida. De vez em quando tem uns terrores noturnos e desperta num pranto de dar dó. Na manhã seguinte, nem parece - amanhece tão feliz quanto nos primeiros dias de vida, quando acordava sorrindo pra vida que começava. Gosta de mexer com plantas, o que faz com que a gente desconfie que será agrônoma, bióloga ou coisa parecida. Mas quando perguntam sobre o que vai ser quando crescer, a resposta é a mesma: princesa bailarina. Nada mais que isso - e se você tentar explicar melhor e incluir profissões normais na lista das possibilidades, ela chora. No máximo, admite uma variação: princesa bailaria borboleta.

4 comentários:

sandra disse...

tião vai ser sempre a menina de titia ,aquela que por um motivo ou outro gera ciumes aqui em casa. pois todo mundo sabe que a menina de titia como eu costumo falar foi muito esperada por mim,apesar de que. que a mesma nunca me chame de tia sandra e sim de sandra.

Tia Titina disse...

Muito linda essa menina!
Olhar lascivo de quem já nasceu sabendo das coisas.
Queria tá aí pra comemorar essa alegria junto.
Viva Cecília.
FEliz Aniversário!!

E obrigada Tião por nos proporcinar está perto dela através desse texto.

ana sua mana disse...

lindo o texto, seba ( fico imaginando ela, quando for maior, toda orgulhosa lendo o texto que o pai coruja- com toda as razoes- escreveu pra ela...). e cecilia eh mais linda ainda ! parabens atrasados pra ela ( voltei hoje de ferias, fui pro rio e lah era a coisa mais dificil conseguir acessar o unico computador da casa da minha mae, disputado por pedro, joana e primos)...beijins.

Tia Titina disse...

A princesa bailarina borboleta mais linda de nosso harém.